A Loja Online do meu Supermercado não Vende! Por quê?

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A maior dificuldade de quem possui uma loja online é saber como vender mais e de forma constante (em alguns casos, para quem está começando, é como vender o mínimo). Para vender, basicamente é preciso ter um produto e uma pessoa interessada. Pois bem, o produto você já possui, agora, quem é esta ?pessoa interessada?? Melhor dizendo, quem é o seu público-alvo?

Público-Alvo ? O Comprador da Sua Loja Online
Você concorda que, se você sabe quem é seu cliente, é mais fácil levar a mensagem final para ele? É mais fácil se comunicar de forma objetiva e direta? Agora, imagine se você sabe o que seu público quer, onde ele está, como ele pesquisa, o que faz etc. A comunicação é ainda mais assertiva. Então, saber qual é o seu público-alvo te ajudará a comunicar de forma correta. E comunicar de forma correta aumentará suas chances de vender.

Então, qual é o Segredo para Vender Mais?
Vender mais em uma loja online está diretamente relacionado ao número de visitas que o site possui diariamente. Parece óbvio, mas muitos não se atentam e acham que o fato de ter a loja online, por si só, já é suficiente para aumentar o faturamento.

?Fazendo uma analogia com a loja física do seu supermercado, quanto maior o número de pessoas que passarem por ela, maior a quantidade de vendas que sua loja fará. Para uma loja online não é diferente?, comenta Davi Costa, diretor do SiteMercado, plataforma de e-commerce para supermercados.

Quando percebe que os produtos da loja online não vendem, é muito comum o lojista achar que é um problema da plataforma, ou de estrutura, porém a verdade é que ninguém visita a sua loja online. Se não há visitas, não há vendas. ?É como se sua loja física não tivesse nenhum cliente andando pelos corredores?, finaliza Costa.

Então, o segredo é: gerar tráfego qualificado!

Como Gerar Tráfego para minha Loja Online?
É aqui que se encontra a maior dificuldade para sua loja online: gerar tráfego. Estatisticamente, a taxa de conversão no e-commerce Brasil, na média, varia de 0,8% a 1%, ou seja, a cada 100 visitas, apenas uma é convertida em venda.

Basicamente, existem 3 maneiras para você impactar seu público-alvo com objetivo de gerar tráfego para sua loja online, são elas:
1- Tráfego Orgânico
2- Parcerias
3- Anúncios ? Tráfego Pago

1- Tráfego Orgânico
Trazer visitas de forma orgânica é um trabalho a longo prazo e exige mais trabalho e investimento em SEO (otimização para resultados de busca), em engajamento com o público por meio da criação de conteúdo para seu negócio, seja para um blog, Facebook ou Instagram. Resumindo: resultados a longo prazo, em torno de 1 a 2 anos. Você não vai esperar este tempo para começar a ter visitas, vai?

2- Parcerias
Aqui é importante conhecer muito bem que é seu público, para que você consiga identificar quem o influencia. A recomendação é fazer parceria com alguém que reflete a proposta da sua empresa e produtos, sejam com influenciadores ou formadores de opinião. É um investimento, também, com retorno a longo prazo, pois envolve a criação de uma cultura em torno da sua marca.

3- Anúncios ? Tráfego Pago
Este é o meio mais rápido de obter visitas qualificadas para sua loja online. Também exigirá investimento, porém o retorno é imediato. O importante nesta modalidade é manter uma constante de investimento, com a criação de anúncios segmentados para seu público-alvo. Não basta investir uma única vez, é preciso reinvestir para manter uma constante no crescimento.

Todas as formas de geração de tráfego comentadas até aqui, envolvem investimento, a diferença primordial é tempo de retorno: a longo prazo ou a curto prazo.

Para finalizar, vale reforçar: se você tem menos de 100 visitantes únicos por dia na sua loja online, você não venderá nenhum produto. Além disso, conhecer sua audiência é fundamental para gerar tráfego qualificado. Aqui fica a pergunta: se você não sabe para quem está vendendo, como você fará o anúncio? Para todo mundo? Tenha certeza que ?todo mundo? não é o seu público. E então, vai deixar sua loja online vazia ou vai trazer clientes?