E-commerce para supermercado: uma decisão por mudança

e-commerce-supermercado-decisao-mudanca

Abrir-se às oportunidades é um grande desafio para todo empresário, pois oportunidade requer mudança, que por menor que seja, impacta em absorver novos conceitos nas organizações e, consequentemente, adaptar estruturas e pessoas.

É impossível pensar em mudança sem recorrer ao filósofo Heráclito (pré-socrático que viveu em Éfeso, cidade da Grécia Antiga, por volta dos anos 535 a 475 a. C.), que é conhecido como o “filósofo da mudança”. Para ele, o universo está em um fluxo constante de mudança. É dele a máxima “é impossível entrar no mesmo rio duas vezes”, pois a água não será a mesma e nós não seremos os mesmos. Tudo muda o tempo todo.

Isto deixa claro que a mudança nunca deixou de estar presente (e nunca deixará), pois é uma característica intrínseca a todo organismo vivo, e como organismo vido entende-se: a tecnologia, a ciência, o mercado, a natureza, as comunidades, os seres humanos etc., neste sentido, a velocidade (ou nossa percepção de tempo) também mudou: a cada dia, novos conceitos e hábitos de consumo são incorporados e compreendidos no dia a dia das pessoas.

Aqui aparece uma questão importante: como administrar a percepção do consumidor e converter estas expectativas em vendas? E a resposta está em saber se adaptar rapidamente ao cenário atual de consumo.

Toda esta contextualização é importante para mostrar que o e-commerce, no contexto de um supermercado, não é mais uma “novidade” a ser incorporada, mas sim uma realidade e necessidade do consumidor que precisa ser atendida. É uma demanda evidente, tanto que grandes empresas já estão atentas a isto. Muitas delas já dispõem, inclusive, de seus próprios canais ou estão trabalhando estrategicamente para construí-los.

E você, supermercadista, já pensou nesta mudança? Já pensou em como esta mudança pode impactar seu negócio nos próximos anos? Você ainda enxerga o e-commerce para supermercados como algo impossível, inviável e de difícil gestão? Está na hora de quebrar este paradigma.

O SiteMercado, empresa especializada em e-commerce para supermercados, tem tecnologia para inserir o seu supermercado no cenário de e-commerce de forma simples e rápida. “A implantação é feita de forma integrada, isto quer dizer que o supermercadista não tem que operar o e-commerce, pois o sistema fará isto por ele, integrado diretamente ao ERP. Tudo que o supermercado precisa fazer é separar e entregar muito bem as compras do seu cliente”, comenta Elaine Fagionato, diretora de expansão do SiteMercado, que já conta com 65 redes de supermercados ativas, distribuídas em 7 estados diferentes do Brasil.

Se você quer mudança no seu negócio, faça diferente. Assim, recorrendo à filosofia heraclitiana, que revela que o universo se constrói por contrastes: completo e incompleto, harmonia e desarmonia, afirmação e negação, ordem e desordem, conclui-se que a mudança é inevitável e é desta batalha dos opostos que surge as mais belas oportunidades e, como já dito, é preciso estar atento e disposto, pois oportunidade requer mudança. Então, mude.